Tuesday, January 16, 2007

Um pouco mais de respeito, por favor!

Uma das coisas pelas quais eu mais luto em minha vida acadêmica e profissional é em prol da seriedade no mundo da moda. Odeio quando comento com algum professor da minha faculdade de jornalismo que estou me especializando na área de moda e eles olham pra mim com uma cara de “coitadinha, mais uma perua virando colunista social”. Mas eu nem posso culpá-los tanto por isso. Moda, por ser uma área profissional relativamente nova, ainda está muito desestruturada. E boa parte da culpa disso é dos ditos profissionais que “habitam” a área. Pessoas que só querem saber de festa, festa e festa. E então ficamos sem saber onde está o trabalho árduo da coisa. Björk mesma disse “não acredito em inspiração mas em trabalho árduo”. Produzir moda é fazer um trabalho árduo de pesquisa e criação e não baixar um santo louco na peruca do estilista e montar uma coleção em um segundo. Porém por mais que alguns profissionais dêem shows de civismo e profissionalismo, como o Walter Rodrigues deu no primeiro dia, ainda terão outros que estarão lá só para desfazer tudo. É o que está acontecendo com as semanas de moda daqui. Os eventos de moda no Brasil, por mais grandiosos que sejam, nunca vão se profissionalizar se continuarem desse jeito. Eu mesma, pela minha vivência nesse mundo desde que me entendo por gente, já estava acostumada a chegar em eventos de moda e encontrar verdadeiras boates ou salas de chá para peruas da alta sociedade gritarem pelo modelo bombadão de sunga que está desfilando. Sinceramente, isso me fazia até perder um pouco de interesse pelo que estava sendo mostrado.

Eu não estava presente no Fashion Rio para dar meu parecer de como estava a loucura por lá. Por enquanto ainda tenho que correr atrás das minhas fontes e fotos pela internet... Mas a Érika Palomino tava lá, e agora não é a minha vez de gritar por um pouco de seriedade e respeito pelo trabalho dos profissionais que estão mostrando seu trabalho árduo, é a vez dela, uma conceituada jornalista de moda do Brasil, fazer esse apelo. E eu que nem gostava muito do que ela escrevia depois dessa virei fã!


Matéria Érika Palomino

No comments: