Sunday, January 14, 2007

Começa a temporada de moda no Rio...


Começou o ano e com ele a tão esperada temporada de desfiles de inverno. Hoje foi o primeiro dia do Fashion Rio, realizado na Marina da Glória. O tema do evento esse ano é a fusão cultural do nosso país que é formado por pequenos pedaços do mundo. Esses eventos de moda sempre trazem novos estilistas e nessa edição as novidades são Eliza Conde, Chiaro, Reserva, Caroline Rossato, Luciana Galeão e Kylza Ribas.
Abrindo a temporada de desfiles com chave de ouro, Walter Rodrigues mostrou não apenas uma coleção linda mas também uma lição de responsabilidade – o que na minha opinião chamou mais atenção do que as suas belas criações.
É notável que depois do caso da morte da modelo Ana Carolina Reston o público não deve agüentar ouvir falar em anorexia e problemas com a regulamentação da profissão. Mas esse é um tema recorrente sim, que tem que ser comentado até depois que o problema seja resolvido pra que não se repita.
Dando uma olhada pelas agências de notícias vi o caso que aconteceu hoje no Fashion Rio durante o desfile do Walter Rodrigues. Ele retirou do desfile a modelo Carol Franceschini por não apresentar a documentação necessária para desfilar. Segundo o estilista ela não tinha apresentado ao Juizado de Menores um comprovante de estudo.
Até então eu achava que as modelos não tinham que apresentar nenhuma documentação além da autorização dos pais (isso quando menores de 18 anos) para participar de desfiles. Mas hoje descobri que elas tem que apresentar além da autorização dos pais um atestado de saúde e ainda comprovante de estudo. É um grande avanço para uma área que estava uma verdadeira bagunça. As modelos deveriam se orgulhar disso. Tudo bem que burocracia demais às vezes pode atrapalhar, mas não custa nada fazer um supletivo e terminar logo a escola antes de seguir a carreira. Ter pelo menos um pouco de estudo garantido não faz mal a ninguém. E isso significa que não é apenas as modelos que precisam se profissionalizar, as agências, estilistas e produtores devem seguir o mesmo. E o ato do Walter Rodrigues deveria ser seguido por todos.
A coleção do estilista foi toda calcada na cultura japonesa e na sua fusão com a brasileira, representada pelo trabalho de bordadeiras de Brasília. O cenário era uma biblioteca antiga e as modelos pareciam bonequinhas japonesas “modernosas”. Tudo muito caprichado em produções bem conceituais, o que é característico dele. Walter é um dos estilistas mais importantes do Brasil. Ele participa há sete temporadas consecutivas da Fashion Week Parisiense. Suas coleções sempre tem toques japonistas o que deve ser resultado da parceria com sua sócia, Áurea Yamashita.
Amanhã no Fashion Rio terá desfile da Melk Z-Da. Uma mocinha de Recife que está botando pra quebrar na moda alternativa (e eu adoooro as coisas dela). =]

Para conferir as fotos do desfile é só clicar no link pro site do Fashion Rio no título da postagem.

link pro Terra

No comments: