Wednesday, November 15, 2006

As diferenças entre as semanas de moda de João Pessoa


Anualmente temos três semanas de moda oficiais em João Pessoa: as edições de verão e inverno do Paraíba Fashion Week e a edição anual do Manaira Shopping Collection. Entre os dias 31 de Outubro e 09 de Novembro a cidade presenciou esses eventos que revolucionaram o cenário da moda em João Pessoa.
Antes desses eventos surgirem na Capital os desfiles de moda eram raros, quando aconteciam eram no formato de chás da tarde oferecidos às socialites locais em hotéis e nada era feito por profissionais ou em formato de eventos de moda profissionais.
A partir do momento que a moda começou a se tornar mais profissional e autoral no Brasil algumas empresas começaram a produzir eventos de moda espelhados nos padrões das semanas de moda européias. Tudo ainda muito pequeno, mas que foi preenchendo uma necessidade do mercado nacional, dando inclusive mais visibilidade à moda brasileira. O evento de moda mais importante no país atualmente é o São Paulo Fashion Week, que antes tinha o nome de Morumbi Fashion por ser realizado pelo shopping paulista Morumbi. Outro fator que fez esses eventos começarem a crescer foi a criação de escolas superiores de moda por todo o país. Até alguns anos atrás os únicos lugares do país que possuíam esse tipo de curso eram São Paulo (com as escolas do Senac, Faculdade Santa Marcelina e Faculdade Morumbi), Rio de Janeiro (Senac) , Brasília (UNB) e Fortaleza (UFC). Com a disseminação desses cursos o engrandecimento da moda nacional e da produção de moda acabou sendo uma mera consequência.
Na Paraíba a história da moda começou a mudar quando há oito anos o Manaira Shopping, seguindo o exemplo do Shopping Morumbi, criou o Manaira Shopping Collection. Nos anos 80 a moda paraibana chegou a ser referência, sendo uma das poucas cidades do país a ter feiras de moda nessa época. Mas passados alguns anos esse movimento fico estagnado e os ousados eventos de moda que costumavam acontecer no Espaço Cultural desapareceram, ficando apenas os chás que eram oferecidos às damas da sociedade.
O Manaira Shopping Collection teve sua primeira edição no ano 2000 e até então a cidade nunca havia sediado esse tipo de evento. Portanto foi necessário que quase toda a equipe realizadora do evento fosse trazida de São Paulo ou treinada pelo diretor do evento, Pantera Costa. Tudo era uma novidade para a cidade. Modelos de carreira nacional e internacional, produtores de moda que trabalham para as melhores revistas e marcas do país, estrutura física de grande evento de moda... O próprio shopping teve que fornecer oficinas de camareiras, montadores de passarela, iluminadores de passarela, etc. Contudo o evento tinha como objetivo principal a promoção do nome do shopping e não das marcas. Por ser um evento realizado pelo Manaira Shopping e restrito às marcas que possuiam loja no local, as coleções a desfilarem no Manaira Shopping Collection eram quase as mesmas que apresentavam suas coleções no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. Com isso o evento teve que investir na política de evento-show. Ou seja, o atrativo do evento não eram os estilistas que mostrariam suas coleções, mas as atrações (modelos e atrações musicais). Ainda assim o Manaira Shopping Collection é o evento de moda mais importante do Estado (e um dos maiores e que carregam o maior número de profissionais de nível internacional no Nordeste), sendo também o que envolve mais verba. O evento também é importante por sempre tentar trazer para a sua equipe paraibanos que tem uma carreira consolidada fora do Estado, como o coordenador de maquiagem e o de cabelo dessa edição, que são Danilo Toscano (paraibano radicado em SP que ganhou o prêmio Avon Color de maquiagem) e Junior Mendes (cabelereiro paraibano que está atuando nos melhores salões e eventos de moda do país).
No mesmo ano que o Manaira Shopping Collection foi criado também surgiu o Paraíba Fashion Week, que até hoje é o evento concorrente. O PBFW surgiu como uma alternativa para os estilistas paraibanos e lojistas que não possuiam loja no Manaira Shopping para mostrar suas coleções. A idéia inicial era que fosse voltado apenas para a moda paraibana utilizando o formato da Casa dos Criadores (evento de moda para estilistas alternativos que acontece em São Paulo. Geralmente as marcas que desfilam no São Paulo Fashion Week antes passam pela Casa dos Criadores, que é conhecida pela ousadia nos seus desfiles). Com isso o PBFW se transformou na vitrine da moda paraibana, sendo inclusive palco para grandes estilistas paraibanos como Celene Sitônio (que inclusive tem carreira internacional consolidada e é uma das poucas brasileiras a fazerem “wearable art”), Lúcia Chianca, Raquel Grassi, Rita Braga (Furtacor), Léo Mendonça entre outros. Portanto o Paraiba Fashion Week se diferencia do Manaira Shopping Collection não apenas pela estrutura, mas também pelo conceito.
Ambos os eventos são de grande importância para o Estado por serem vitrines não apenas para os estilistas, mas também para os profissionais da moda paraibanos que estão se capacitando e fazendo desses eventos uma mostra do quão profissional e ativa é a moda no Estado. A criação de escolas de moda por todo o país tem feito não apenas o design das roupas evoluirem, mas também os eventos de moda, já que na faculdade de moda o aluno não se torna necessariamente um estilista. O surgimento do curso técnico de Design de Moda na Funetec-PB é uma esperança a mais para os eventos de moda paraibanos crescerem. Atualmente um evento de moda como esses que acontecem aqui no Estado empregam cerca de 200 a 300 profissionais,. A maioria deles pessoas do sul e sudeste do país por terem um curso técnico ou superior na área da moda. Com a criação do curso técnico em Design de Moda e do superior de Moda e Design no Unipê (que está previsto para o segundo semestre de 2007) a Paraíba também terá mais autonomia de mão de obra para a produção desses eventos.

1 comment:

Anonymous said...

olá Sarah, tudo bem? sou Flaviano Quaresma da revista Leia Moda www.leiamoda.com e estou precisando de informações sobre nomes de profissionais que pudessem fazer parte de nossa lista de opções para um seminário de moda que estamos promovendo no Recife.

Você poderia nos ajudar?

grande abraço!
Flaviano.