Sunday, April 01, 2007

Marie Antoinette


Todo mundo sabe que os filmes da Sofia Coppola são sensacionais. Mas Marie Antoinette conseguiu definitivamente se firmar como uma obra de arte. Tudo bem, cinema é uma das sete artes, mas esse filme está no nível das obras mais extraordinárias e fantásticas que eu, em minha humilde existência, já conheci. Ela tem todas as características das grandes obras. Esteticamente é lindo e primoroso, isso é indiscutível. As cores que combinam com as nuances da personagem, a trilha que combina perfeitamente com tudo o que está acontecendo... É um filme que fala alto, porém fala baixinho... Baixinho como as moças da corte deveriam falar quando sufocadas pelos espartilhos. E todos os elementos do filme me parecem pedacinhos de uma colcha de retalhos muito bem costurada.

Esse filme foi considerado por muitos críticos como o “filme corajoso” da Sofia. Ao meu ver é um filme lindamente desafiador. Desafiador assim como Antonieta foi em sua vida. Assim como qualquer adolescente é diante dos seus pais. Também como qualquer obra de arte Contemporânea é desafiadora ao seu tempo. E qual o problema em ser desafiador? Qual o problema em mostrar uma Antoinette atormentada por não conseguir seduzir o seu marido com trilha sonora do New Order? Ou que está tão absorta com os problemas do seu casamento e em seguir o protocolo real que resolve gastar uma fortuna em sapatos maravilhosos.

Encare o filme como a leitura de um livro... Daqueles livros gostosos que a gente passa o dia de domingo inteiro lendo e ouvindo música.

Ah, e eu preciso dizer... Rs... A parte em que ela vai ver o sol nascer é a minha favorita do filme (e ela aparece no video do link)

8 comments:

Francisco Ponciano said...

O filme é ótimo! Adorei seu blog, só achei os textos longos.....Sucesso!!!

Herval said...

so faltou falar do all star... ;*

Anonymous said...

eu achei o filme bom, no geral. nao compactuo de sua efusiva opiniao, mas me divertiu bastante, alem de eu adorar a dunst.

mas eh 'uma' visao, de antonieta, neh? me soou um tanto como mea culpa, sei lah.

mas tecnicamente, eh lindo.

Unknown said...

Ahhhhhh!eu não vejo a hora de assisir esse filme,tô sentindo que é filme feito por e pra o público feminino.Bjs.

Maria Laura said...

Eu gostei do filme mais por diversão mesmo. Criticaram por ser pop, mas ele foi feito nesse molde mesmo para ser isso: um filme pop. Até parece que filmes biográficos são 100% verdadeiros...

Bruno R said...

"tão absorta com os problemas do seu casamento e em seguir o protocolo real que resolve gastar uma fortuna em sapatos maravilhosos."

hehe essa é dificil de engolir, hein?!

mas gostei do texto, principalmente pela teoria das damas falarem baixinho por estarem "sufocadas pelos espartilhos". acho q eh o tipo de coisa q soh uma mulher sacaria. :P

o post anterior eh uma aula de historia. se bem q admito q nao tive paciencia pra ler todo.

Iris Helena said...

Aiii tÔ doidinha pra ver esse filme....esperando estrear. Ou será que já estreou? Enfim, seus textos estão otimos, amiga.
Beijo ;*

Anonymous said...

a sequência do nascer do sol e o finzinho do filme são partes que me puseram engasgado.

e eu adorei a metáfora do "falar baixinho". o filme fala no volume pequeno com que se precisa falar as coisas mais bonitas.

;]