Thursday, February 01, 2007

Lino Villaventura - Surpresa Art Noveau

Depois de ver muita mesmice no Fashion Rio (claro, salvas algumas exceções realmente boas) devo admitir que fiquei com a maior preguiça de acompanhar o São Paulo Fashion Week e de comentar sobre os dois aqui no blog. Até que ontem, fuçando o site do SPFW, me veio uma foto do desfile do Lino Villaventura. :O
Lino é um estilista de Fortaleza cujas criações nunca chamaram minha atenção. Sempre achei as coisas dele bem breguinhas pra falar a verdade. Aquele papo de "tecidos da natureza" não me atraia em nada... Pior ainda quando descobri que ele era o estilista da Xuxa. Até antes de ontem isso era um fato. Hoje não é mais... Dando uma olhada preguiçosa pelo site do SPFW vi umas fotos de um certo desfile onde a passarela era xadrez e os modelos eram meio estruturalistas, meio art noveau... E eu não falo de uma silhueta art noveau, mas do processo criativo por um todo. Fiquei chocada com a beleza daquilo. E quando fui ver de quem era... Puff! Lino Villaventura. Finalmente o rapaz se achou em meio às suas criações.
Com o tempo de estrada que ele tem, com certeza ele tem bagagem pra encarar uma linha de modelagem calcada em estruturas e texturas - o que eu acho o máximo. Essa parte do desfile dele ficou linda. Com um "ps" para o vestido vermelho que lembra muito o do auto retrato de Tarsila do Amaral.
Essa "arquitetura" aliada ao onirismo da outra parte da coleção deu um tom magistral. De repente modelos com vestidos estruturados e ao mesmo tempo delicados a ponto de parecerem vitrais.. Vitrais esses que lembravam libélulas, jardins, florzinhas secas, vidrinhos de perfume das nossas bisavós... Tudo muito trágico mas também muito mágico e simbolista. Quase uma pintura de Alphonse Mucha com decotes à lá Dior.
Fiquei encantada com o desfile. Parecia que estava dentro de alguns dos meus filmes favoritos, entre eles (e principalmente) "Assassinato em Gosford Park" (Robert Altman).



vídeo do finalzinho do desfile

2 comments:

Maria Laura said...

f5 atualiza o site. O que a gente pode fazer é deixar de esperar que os outros façam por nós, esperar que o Estado seja um papai que vai resolver tudo e nós, filhinhos mimados e felizes com a possibilidade de ganhar um presente. Li que terceirizamos coisas que deveriam ser só nossas: esperança, força de vontade, engajamento. Pra que fazer se outro faz no lugar? Pra que fazer se ninguém faz?

Amanda Carvalho said...

Owwwwwww... tu escreve tão bem!! Tu nasceu pra ser jornalista mesmo, de moda é claro!!! =D
queria eu escrever assim, mas ja me conformei!! hehehehe...

=*************

como coloca link no blog?! quero adicionar o teu!!