Sunday, April 22, 2007

Algumas [muitas] novidades


Os meses de Abril e Maio parecem ser alguns dos mais turbulentos do ano para quem gosta de moda e arte. Vamos começar com o que acontece aqui em João Pessoa. Entre os dias 03 e 14 de Maio temos o CINEPORT (Festival de cinema dos países de língua portuguesa). Um festival que acontece a cada dois anos no Brasil envolvendo os países integrantes da CLP, ou seja, os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Esse festival tem a intenção de integrar a produção de audio-visual desses países, fazendo um intercâmbio de cultura e arte e procurando fortalecer a linguagem do audio-visual nesses países. A partir dessa edição João Pessoa vai ser a sede do evento no Brasil. A Usina Cultural da Saelpa está sendo reformada, ganhando um auditório (enorme, por sinal), sala de cinema e ainda uma praça da alimentação. Ou seja, o lugar que já era o "ponto artístico" mais charmoso da cidade vai ser também um dos mais bem equipados. Uma ótima oportunidade para conferir a produção cinematográfica local (que surpreende a cada filme) e ainda manter o contato com o que vem de fora (e eu falo de filmes e pessoas - quando que nós poderíamos ter a chance de bater um papo com esses diretores e críticos de cinema?). Mais informações aqui.

Para os fashionistas de plantão na cidade, nos dias 8, 9 e 10 de maio acontece mais uma edição do Paraíba Fashion Week. Para quem quer conferir a produção de moda que acontece no Estado, lá é o lugar. O evento está ganhando mais força a cada ano - mesmo ainda tendo falhas marcantes. Mas isso é algo que só a experiência pode mudar. Mesmo assim continua sendo um evento super legal e eu recomendo muito. A moda paraibana está ganhando mais força a cada ano. Estilistas novos surgindo, projetos de cooperativas entre estilistas e artesãos (rococó, renascença, bordado, batik e etc)... Sem falar no primeiro curso de moda de nível superior na cidade que está formando sua turma pioneira em Julho (da qual eu faço parte). É muito interessante conferir isso tudo de perto, super recomendo. [podem ter certeza que sobre esse eu vou escrever tudo aqui no blog]

Fora do circuito João Pessoa a agitação já começou. Em Recife está acontecendo o Cine-PE, um dos grandes festivais de cinema do país. Acontece de 23 a 29 de Abril no Centro de Convenções de Pernambuco.

Para os fashionistas, quarta feira (25 de Abril) acontece no Rio de Janeiro o Seminário Tendências de Verão 2008. Ótimo para quem não pode estar viajando todas as estações para a Europa caçar tendências. No seminário será distribuído um caderno de tendências para cada participante. Maiores informações sobre o seminário é só clicar aqui.

E como grand-finale, em São Paulo nos dias 2 a 4 de Maio temos a 21ª edição da Casa dos Criadores que acontece no Shopping Frei Caneca. Na minha opinião um dos eventos de moda mais interessantes do país. É lá onde os futuros talentos da moda são revelados (e também onde os estilistas não tem medo de ousar), lugar por onde grande parte dos estilistas da SPFW passam quando estão em começo de carreira. A Casa dos Criadores andava meio "sem força" nas suas últimas edições, mas parece que os organizadores e participantes estão tentando mudar isso, até porque é a comemoração de 10 anos do evento, coisa que não poderia passar batida. Em prol das comemorações haverá um desfile de retrospectiva do André Lima, ex integrande do time Casa dos Criadores.

É isso... have fun!


*na foto a Bjork que também é novidade esse mês - está lançando músicas novas em seu myspace. Além de ser uma grande referência de moda e arte. =D

Friday, April 20, 2007

Josephine Blue


Três amigas com muita criatividade e paixão pela moda decidem se juntar para criar vestidos, assim nasceu a Josephine Blue. As amigas são as fofíssimas Rafaela “Barbie” Mendes, Vanessa “Mona” Maciel e Rafaela “Lola” Coelho. As estilistas são estudantes de publicidade que criam vestidos bem a cara delas. A primeira coleção se chama "Menina, bota as pernas de fora". São oito vestidos, todos exclusivos e feitos sob medida. E claro, ora com ares de meninas travessas, ora ladies à lá “Femme Fatale” (sim, do Velvet Underground, pois elas tem cara de década de 60).

Devo dizer que as meninas já começaram com o pé direito. Além de terem um excelente gosto (e disso eu sou prova já que as conheço há um bom tempo), começaram planejando uma coleção super linda. Sem falar no catálogo que elas mesmas produziram, com a sorte de ter no time uma estilista que é uma excelente fotógrafa (Lola já é uma fotógrafa um tanto conhecida nas terrinhas Pessoenses).


Serviço: Por enquanto as "Josephinas" estão sem loja, mas entrando no link do título (orkut da marca) você pode agendar com elas para provar as peças.

Curiosidade: As modelos do catálogo são as próprias Mona e Barbie.

Sunday, April 01, 2007

Marie Antoinette


Todo mundo sabe que os filmes da Sofia Coppola são sensacionais. Mas Marie Antoinette conseguiu definitivamente se firmar como uma obra de arte. Tudo bem, cinema é uma das sete artes, mas esse filme está no nível das obras mais extraordinárias e fantásticas que eu, em minha humilde existência, já conheci. Ela tem todas as características das grandes obras. Esteticamente é lindo e primoroso, isso é indiscutível. As cores que combinam com as nuances da personagem, a trilha que combina perfeitamente com tudo o que está acontecendo... É um filme que fala alto, porém fala baixinho... Baixinho como as moças da corte deveriam falar quando sufocadas pelos espartilhos. E todos os elementos do filme me parecem pedacinhos de uma colcha de retalhos muito bem costurada.

Esse filme foi considerado por muitos críticos como o “filme corajoso” da Sofia. Ao meu ver é um filme lindamente desafiador. Desafiador assim como Antonieta foi em sua vida. Assim como qualquer adolescente é diante dos seus pais. Também como qualquer obra de arte Contemporânea é desafiadora ao seu tempo. E qual o problema em ser desafiador? Qual o problema em mostrar uma Antoinette atormentada por não conseguir seduzir o seu marido com trilha sonora do New Order? Ou que está tão absorta com os problemas do seu casamento e em seguir o protocolo real que resolve gastar uma fortuna em sapatos maravilhosos.

Encare o filme como a leitura de um livro... Daqueles livros gostosos que a gente passa o dia de domingo inteiro lendo e ouvindo música.

Ah, e eu preciso dizer... Rs... A parte em que ela vai ver o sol nascer é a minha favorita do filme (e ela aparece no video do link)