Sunday, January 28, 2007

Cibelle Cavali feat. Devendra Banhart

Fiquei tão feliz de vê-los na MTV de madrugada. rs... Recomendo! Muito bom....

A Cibelle é uma brasileira radicada em Londres. Ela é dj do Favela Chic além de ser uma cantora muito aclamada dentro e fora do Brasil pela "classe musical". Enfim, adoro =]

Devendra tava aqui no último Tim Festival. Devo admitir que conheço pouco dele, mas o que conheço gosto muito. Ele vem sendo aclamado como um dos principais representantes do folk psicodélico norte americano. Mas sem as palavras difíceis, acho a voz dele muito doce. Gosto muito. Além do mais ele cantou Batmacumba com os (novos) Mutantes no show do Barbican Theatre! Só por isso já digo que vale a pena conferir a obra do rapaz. =D

Tuesday, January 23, 2007

Herchcovitch, Rococó e Melissa


Desde que entrou no calendário oficial da moda brasileira ao participar do São Paulo Fashion Week, Alexandre Herchcovitch tem mostrado que moda é realmente a sua vida e paixão. Conhecido como um dos magos da moda brasileira, o agora diretor do curso de moda do Senac de São Paulo se prepara para mostrar amanhã a sua nova coleção feminina. Esse ano as principais semanas de moda do país estão acontecendo em intervalos de tempo curtos, o que aparentemente é bom para fixar um período certo no calendário de moda do Brasil. Deixando apenas um intervalo de 4 dias entre o Fashion Rio e o SPFW.
Nessa edição o estilista mostrará não apenas a sua coleção de roupas mas também a coleção de calçados que faz exclusivamente para a Melissa, parceria que acontece desde a criação do scarfun, em 2003. Para o inverno a coleção será inspirada no bordado rococó, e para tal Herchcovitch criou sapatilhas de ponta fina nas cores azul, preto, magenta e branco, tendo ainda dois modelos translúcidos que possuem estampa imitando renda.
O rococó é um estilo artístico que se originou na França, mas foi disseminado pela Europa no século 18. Esse estilo tem como características o uso de formas arrendodadas, de elementos decorativos (como laços, flores e conchas) e por exercer uma certa elegância ao mesmo tempo que alegria e frivolidade. Durante o período em que o estilo esteve em moda na Europa as cores predominantes eram os tons pastéis. Foi durante essa época que um tipo de bordado foi desenvolvido na Europa e trazido para o Brasil. Esse bordado também é chamado de rococó e virou uma das artes mais características das artesãs do interior do país, em especial do nordeste.
Além da parceria entre Herchcovitch e a Melissa, a marca também lançou um concurso onde 4 fotologgers "gold cam" foram a São Paulo fazer oficinas de moda para customizar sandálias que serão lançadas no evento (que vale a pena dizer, é o maior evento de moda da América Latina). Além de customizar os calçados Mari moon, Maluka, Lolly e Apê (impar) também vão fazer a cobertura do evento.

Wednesday, January 17, 2007

David Bowie

Dia desses foi o aniversário dele e eu nem comentei nada... Mas ele dispensa comentários. A poeira estrelar mais fabulosa. =]

Tuesday, January 16, 2007

Um pouco mais de respeito, por favor!

Uma das coisas pelas quais eu mais luto em minha vida acadêmica e profissional é em prol da seriedade no mundo da moda. Odeio quando comento com algum professor da minha faculdade de jornalismo que estou me especializando na área de moda e eles olham pra mim com uma cara de “coitadinha, mais uma perua virando colunista social”. Mas eu nem posso culpá-los tanto por isso. Moda, por ser uma área profissional relativamente nova, ainda está muito desestruturada. E boa parte da culpa disso é dos ditos profissionais que “habitam” a área. Pessoas que só querem saber de festa, festa e festa. E então ficamos sem saber onde está o trabalho árduo da coisa. Björk mesma disse “não acredito em inspiração mas em trabalho árduo”. Produzir moda é fazer um trabalho árduo de pesquisa e criação e não baixar um santo louco na peruca do estilista e montar uma coleção em um segundo. Porém por mais que alguns profissionais dêem shows de civismo e profissionalismo, como o Walter Rodrigues deu no primeiro dia, ainda terão outros que estarão lá só para desfazer tudo. É o que está acontecendo com as semanas de moda daqui. Os eventos de moda no Brasil, por mais grandiosos que sejam, nunca vão se profissionalizar se continuarem desse jeito. Eu mesma, pela minha vivência nesse mundo desde que me entendo por gente, já estava acostumada a chegar em eventos de moda e encontrar verdadeiras boates ou salas de chá para peruas da alta sociedade gritarem pelo modelo bombadão de sunga que está desfilando. Sinceramente, isso me fazia até perder um pouco de interesse pelo que estava sendo mostrado.

Eu não estava presente no Fashion Rio para dar meu parecer de como estava a loucura por lá. Por enquanto ainda tenho que correr atrás das minhas fontes e fotos pela internet... Mas a Érika Palomino tava lá, e agora não é a minha vez de gritar por um pouco de seriedade e respeito pelo trabalho dos profissionais que estão mostrando seu trabalho árduo, é a vez dela, uma conceituada jornalista de moda do Brasil, fazer esse apelo. E eu que nem gostava muito do que ela escrevia depois dessa virei fã!


Matéria Érika Palomino

Sunday, January 14, 2007

Começa a temporada de moda no Rio...


Começou o ano e com ele a tão esperada temporada de desfiles de inverno. Hoje foi o primeiro dia do Fashion Rio, realizado na Marina da Glória. O tema do evento esse ano é a fusão cultural do nosso país que é formado por pequenos pedaços do mundo. Esses eventos de moda sempre trazem novos estilistas e nessa edição as novidades são Eliza Conde, Chiaro, Reserva, Caroline Rossato, Luciana Galeão e Kylza Ribas.
Abrindo a temporada de desfiles com chave de ouro, Walter Rodrigues mostrou não apenas uma coleção linda mas também uma lição de responsabilidade – o que na minha opinião chamou mais atenção do que as suas belas criações.
É notável que depois do caso da morte da modelo Ana Carolina Reston o público não deve agüentar ouvir falar em anorexia e problemas com a regulamentação da profissão. Mas esse é um tema recorrente sim, que tem que ser comentado até depois que o problema seja resolvido pra que não se repita.
Dando uma olhada pelas agências de notícias vi o caso que aconteceu hoje no Fashion Rio durante o desfile do Walter Rodrigues. Ele retirou do desfile a modelo Carol Franceschini por não apresentar a documentação necessária para desfilar. Segundo o estilista ela não tinha apresentado ao Juizado de Menores um comprovante de estudo.
Até então eu achava que as modelos não tinham que apresentar nenhuma documentação além da autorização dos pais (isso quando menores de 18 anos) para participar de desfiles. Mas hoje descobri que elas tem que apresentar além da autorização dos pais um atestado de saúde e ainda comprovante de estudo. É um grande avanço para uma área que estava uma verdadeira bagunça. As modelos deveriam se orgulhar disso. Tudo bem que burocracia demais às vezes pode atrapalhar, mas não custa nada fazer um supletivo e terminar logo a escola antes de seguir a carreira. Ter pelo menos um pouco de estudo garantido não faz mal a ninguém. E isso significa que não é apenas as modelos que precisam se profissionalizar, as agências, estilistas e produtores devem seguir o mesmo. E o ato do Walter Rodrigues deveria ser seguido por todos.
A coleção do estilista foi toda calcada na cultura japonesa e na sua fusão com a brasileira, representada pelo trabalho de bordadeiras de Brasília. O cenário era uma biblioteca antiga e as modelos pareciam bonequinhas japonesas “modernosas”. Tudo muito caprichado em produções bem conceituais, o que é característico dele. Walter é um dos estilistas mais importantes do Brasil. Ele participa há sete temporadas consecutivas da Fashion Week Parisiense. Suas coleções sempre tem toques japonistas o que deve ser resultado da parceria com sua sócia, Áurea Yamashita.
Amanhã no Fashion Rio terá desfile da Melk Z-Da. Uma mocinha de Recife que está botando pra quebrar na moda alternativa (e eu adoooro as coisas dela). =]

Para conferir as fotos do desfile é só clicar no link pro site do Fashion Rio no título da postagem.

link pro Terra